Casamento Judaico no Rio de Janeiro

As tradições judaicas estão cheias de significados para o casamento. Cada um dos momentos na cerimônia tem uma simbologia especial. E para nossa felicidade pudemos presenciar e registrar todos eles no casamento da Tatiana e do Jaime.

O casal se conheceu no Rio Scenarium, no final de novembro de 2011. Era comemoração do aniversário do Jaime. Tatiana foi para o aniversário e ja tinha reparado nele. Mas como teria uma prova da OAB no dia seguinte, precisou ir embora mais cedo.

Algum tempo depois, ela e umas amigas foram numa festa chamada Esbórnia e uma amiga chamou alguns amigos, dentre eles, Jaime. Puderam se conhecer, conversaram e ficaram juntos pela primeira vez.

Desde então não se largaram mais. Finalmente, 5 anos depois, Jaime tomou a decisão mais importante da vida dele. Pedir a mão de Tatiana em casamento. Para isso ele preparou um jantar, com direito ao vinho e sorvete favoritos dela.

Num dado momento, ela totalmente concentrada no seu delicioso sorvete foi surpreendia com a imagem dele ajoelhado e com um anel na mão.

E chega o grande dia

Nas tradições judaicas, os noivos precisam ficar 1 semana sem contato algum. No dia do casamento, fazem um jejum que vai do nascer do sol até o fim da cerimônia.

Tatiana, estava radiante. Seu sorriso fácil era espalhado por todo o ambiente. Todos estavam muito eufóricos pelo grande dia e isso ficou estampado no rosto das amigas ao ver ela de noiva pela primeira vez. Não puderam conter as lágrimas ao ver a amiga.

Jaime, passou ótimos momentos junto ao irmão e o pai. Puderam relembrar o que foi passado até aquele dia e todos tinham a certeza que ele estava mais do que preparado para dar mais aquele passo na vida.

A cerimônia teve todos rituais de um lindo casamento judaico. Tudo muito bem orquestrado para ficar fixado na mente do casal por toda a sua história. No fim da cerimônia, o noivo quebra um copo com o pé direito, lembrando assim da destruição do Templo em Jerusalém. O vidro representa a reconstrução e o ritual serve para lembrar que somos mortais.

A festa foi animadíssima. Musica boa, animada e muita gente curtindo. Foi demais ver os noivos aproveitando do início ao fim. Tivemos tanta sorte de estar presente num casamento tão cheio de amor e muita felicidade.

Aliás, desejamos que essa felicidade se perpetue por toda a vida do casal.

Daiana e Alan

LOCAL DO EVENTO: Mansão Botafogo

LOCAL DA CERIMONIA: Sinagoga Ari

BUFFET: DA Gastronomia

CERIMONIAL: Manuella Gonçalez

DJ: Rafael Pacheco

FOTOGRAFO: Fenanda Suhett

DECORADOR: Mônica Roias

MÓVEIS: Cais do Oriente

CABELEIREIRO E MAQUIADOR: Fenanda Gonçalves

TRAJE NOIVO: Alberto Gentelman

TRAJE NOIVA: Pronovias

SAPATOS NOIVA: Bagdley Mishcka

CARRO: Mercedes-Benz C180 – Enfim sós

CONVITES: Eilá Nigri

LEMBRANÇAS: Peggy chinelos

BOLOS E DOCES: Bolerie (bolo), Raph’s Patisserie, Fabiana D’Angelo, Cristiana Guinle

BEM CASADOS: Elvira Bona